quarta-feira, 9 de julho de 2014

Namastê


Ganesha é uma divindade do Hinduísmo, é o primeiro filho de Shiva e Parvati e é considerado o mestre do intelecto e da sabedoria. É representado como uma divindade amarela ou vermelha, com uma grande barriga, quatro braços e a cabeça de elefante, com uma única presa, montado em um rato. 
Seu corpo é humano, enquanto a cabeça é de um elefante; ao mesmo tempo, seu transporte (vahana) é um rato. Desta forma, Ganesha representa uma solução lógica para os problemas. É adorado junto a Lakshmi (a deusa da abundância) pelos mercadores e homens de negócio (A razão sendo a solução lógica para os problemas e a prosperidade).

Ganesha é conhecido também como o destruidor da vaidade, egoísmo e orgulho.
Ele representa o perfeito equilíbrio entre força e bondade, poder e beleza. Também simboliza as capacidades discriminativas que provêem a habilidade de perceber a distinção entre verdade e ilusão, o real e o irreal. Em termos gerais, Ganesha é uma divindade muito amada e frequentemente invocada, já que é o Deus da Boa Fortuna - quem proporciona prosperidade e fortuna - e também o Destruidor de Obstáculos, de ordem material ou espiritual.

É por este motivo que sua graça é invocada antes de iniciar qualquer tarefa (por exemplo: viajar, prestar uma prova, realizar um assunto de negócios, uma entrevista de trabalho, uma cerimônia) com Mantras como: Om Shri Ganeshaya Namah ॐ श्री गणेशाय नमः (Saudações ao removedor de obstáculos). É também por esse motivo que, tradicionalmente, todas as sessões de kirtans (cântico devocional) iniciam com uma invocação de Ganesha, o Senhor dos "bons inícios".

Por toda a Índia de cultura hindu, o Senhor Ganesha é o primeiro ídolo colocado em qualquer nova casa ou templo. www.musicaindianabrasil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário